Como tirar sua carteira de motorista gratuitamente: Passo a Passo
A Carteira de Motorista (CNH) é o documento obrigatório de permissão para dirigir. Os custos da retirada de documento são variáveis por Estado e envolvem aulas teóricas, práticas e provas no Detran. A boa notícia é que há como tirar sua carteira de motorista gratuitamente. Saiba mais!
Projeto CNH social funciona em todo o Brasil
Visando o maior alcance à habilitação, criou-se pelo Governo o Projeto CNH Social. O projeto visa ajudar jovens e adultos de baixa renda a conseguir o documento. Um dos documentos mais caros no Brasil devido as diversas taxas e serviços envolvidos no processo de formar motoristas.
A proposta do projeto é ajudar quem realmente precisa a conseguir o documento e se tornar apito a dirigir. Isso aumentaria as chances de muitos jovens e adultos a entrar no mercado de trabalho, melhorando suas oportunidades no currículo de conseguir um emprego no setor de transporte, um dos que mais emprega no país.
Programa CNH Popular (ou Social) existe em vários Detran’s no Brasil
Quem pode participar do projeto CNH social?
O projeto apenas fornece habilitação para interessados em categoria B, para carro. Para isso é preciso se enquadrar nas normas do program CNH SOCIAL 2017 a, que são:
- Ter entre 18 e 27 anos;
- Possuir renda individual de até três salários mínimos comprada;
- Ser alfabetizado (saber ler e escrever).
Podem participar da seleção quem já tiver habilitado na categoria A, para moto. Neste caso entram como mudança de categoria concorrendo a vagas específicas.
Como se inscrever no CNH social?
As inscrições são abertas por semestre nos Detrans de cada cidade. É preciso acessar o site especificamente do Detran do seu Estado e clicar no link referente ao CNH Popular. Um formulário será aberto para preenchimento dos dados pessoais. É só escrever tudo com atenção e clicar em “Enviar”.
O processo para conseguir tirar sua carteira de motorista gratuitamente passa por uma análise de dados de todos os cadastrados. Uma lista é divulgada dos selecionados de acordo com a sua renda e situação social, se seu endereço é considerado uma zona de risco na cidade como moradias em favelas e centros urbanos de baixa renda.
A lista divulgada mostrando o nome do candidato e sua identidade mostra também a data que deve comparecer o Detran para dar início ao processo. É só tirar a foto, cadastrar as digitais, informar-se qual a auto escola que as aulas serão realizadas e comparecer no dia e hora marcados.
Abandonando o Projeto CNH social não há segunda chance
Tentando abrir vagas para ajudar a maior quantidade de pessoas possíveis, o CNH popular não permite abandono do processo e depois tentar mais uma vaga.
Se o candidato se cadastrou e não frequentou as aulas ou fez a prova prática, não pode se cadastrar de novo. Sua vaga é fechada e não é permitido um novo cadastro no programa.
E mesmo não tendo sido selecionado na primeira lista para tirar sua carteira de motorista gratuitamente deve ficar ligado nos próximos processos seletivos. Isso porque sempre há os candidatos que não se apresentaram no dia da inscrição ou não chegaram a fazer se quer uma aula.